Quarta-feira, 28 de Maio de 2008

Revolução demográfica e social

Hoje li um artigo bastanta interessante da Agêcia Lusa sobre um estudo de uma investigadora do Instituto Superior de Ciências Sociais e Políticas da Universidade da Universidade Técnica de Lisboa, Stella António. Esta defende que as escolas deviam dar aulas de gerontologia aos jovens para educá-los para uma velhice activa, dado que actualmente o nosso panorama demográfico mostra que existem 112 idosos por cada 100 jovens, diferença com grande tendência para aumentar devido à fraca natalidade do país.

Eu nunca tinha ouvido falar na palavra "gerontologia"! É o estudo do envelhecimento.

Acho a ideia interessante, até porque as pessoas idosas não devem ser vistas como fardos e muito menos sentirem-se como tal. É importante haver uma readaptação da sociedade à nova realidade demográfica e serem criadas condições para uma melhor qualidade de vida nas faixas etárias mais elevadas.

Segundo a investigadora, a alteração de mentalidades é também importante devido ao risco de surgir um conflito geracional, uma vez que são as gerações activas que irão sustentar as mais idosas, e estando a primeira em menor número verá as suas condições económicas futuras em risco.

O artigo refere ainda a opinião do presidente da Associação Portuguesa de Demografia, Mário Leston Bandeira, que chama a atenção para a questão da natalidade. E neste ponto ele refere algo que para mim tem muito peso, para além das questões socio-económicas que o país atravessa e que interferem no número de filhos que cada casal opta por ter: «"Mas [a inversão da natalidade] não vai lá apenas com subsídios. É preciso grandes alterações para inverter a tendência da natalidade", sublinhou, lembrando que as mulheres portuguesas são das mais activas da Europa, são descriminadas quando estão grávidas e têm pouca flexibilidade no trabalho.»

Gosto de saber que vivo num país onde a mulher é activa e independente, mas infelizmente o reverso da medalha é ainda verdade!

Muitas vezes a discriminação começa em casa. Se as tarefas forem divididas de igual forma entre o casal, é muito mais fácil para a mulher conseguir ser mãe e uma profissional ao mesmo tempo. Assim como para os homens, serem pai e um profissional. Mas acredito que essa è a parte mais fácil de mudar, e que já está a mudar.

 


publicado por Liliana às 20:04
link do retalho | comentar | adicionar aos melhores retalhos
3 comentários:
De belly_button a 29 de Maio de 2008 às 10:48
A sociedade tem de se adaptar ao tipo de população que tem!!
Nós devemos tratar os outros tal e qual gostaríamos de ser tratados..
As pessoas idosas são seres humanos, e merecem o melhor !
Mas para acabar com o envelhecimento da população Temos que fazer mais bebés!!!! (se houvesse dinheiro para criar os filhos..)

beijinhos



De Liliana a 29 de Maio de 2008 às 11:05
O problema não é só o dinheiro. É também ter tempo para eles. Ontem por acaso, depois de ter lido esta notícia, veio parar-me às mãos uma outra, sobre mulheres, Gestoras e mães. Uma delas contava que a primeira vez que meteu os pés na escola do filho, ele tinha 7 anos e não lho quiseram entregar porque não a conheciam!
E se pensarmos bem, antigamente havia os avós para tomarem conta de nós, mas com as pessoas a trabalharem cada vez até mais tarde, os avós acabam por não ter essa disponibilidade. E a rede escolar pública só tem, tanto quanto eu sei, vagas a partir dos 3 anos.
Há mesmo muito para fazer!


De belly_button a 29 de Maio de 2008 às 11:21
Concordo contigo..
Hoje em dia é dificil ter filhos, quer dizer, ter é fácil! Mas dar-lhes uma educação decente!

E na minha opinião, se não podemos educa-los, estar ao lado deles, dar apoio etc.. Não vale a pena te-los!!


Comentar retalho

.Retalhos sobre mim


. retalho de perfil

. seguir perfil

. 12 seguidores

.pesquisar nos retalhos

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
13
14

16
17

22
24
25
26
27
28

29
30


.Últimos retalhos

. Dia Mundial do Livro

. Vermelho novela

. Mamãe eu quero!!

. Aguenta e não chora!!

. O que é que isto quer diz...

. Um Nojo!!!

. Podem rir!!

. Cascais RestaurantWeek

. Está a chegar...

. Quem faz 20 aninhos quem ...

.Mantas de retalhos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.tags

. todas as tags

.Melhores retalhos

. Vai um tango?

.links

SAPO Blogs

.subscrever feeds