Quarta-feira, 16 de Julho de 2008

Violência só atrai violência!

«No Rio de Janeiro, a polícia matou 1330 pessoas em 2007, mais 25% do que no ano anterior.


Em menos de dez dias, o despreparo da polícia provocou a morte de três inocentes no Brasil, dois no Rio de Janeiro e um no Paraná.»

@ Destak


Num país onde a polícia atira à queima roupa, a violência parece não ter solução à vista!


publicado por Liliana às 14:24
link do retalho | comentar | adicionar aos melhores retalhos
|
5 comentários:
De Pâmelli a 18 de Julho de 2008 às 22:16
Acontece que 99% das mortes de pessoas inocentes nas ruas do Rio de Janeiro NÃO são causadas pela polícia e sim pelos marginais e traficantes que andam a solta, assaltando , aterrorizando e executando as pessoas ( turistas e cariocas igualmente) pela cidade...


De Liliana a 20 de Julho de 2008 às 21:46
Eu também não disse que os criminosos era a polícia. Apenas quis dizer que a forma de actuar das forças de segurança brasileiras não têm servido para diminuir a criminalidade e violência, e que isso tem custado vidas inocentes.


De Jorge A. a 19 de Julho de 2008 às 01:21
Liliana,

em primeiro lugar convém perceber quantas das 1330 pessoas eram inocentes - coisa que a noticia, se era dada nos mesmos termos em que citas, com essas duas frases assim metidas de seguida, não distingue de imediato, o que só por sí diria muito sobre a qualidade de tal jornalismo. Mas adiante...

em segundo lugar tenho muitas dúvidas que o problema do Brasil esteja na sua policia e no facto desta disparar à queima-roupa. Inclino-me mais para pensar que o principal problema está na justiça enquanto um todo (com a corrupção à mistura) e no clima de guerrilha urbana que se gerou.

claro que parte da policia será violenta, agora não me venhas com tretas que é a violência policial que gera a violência da escumalha.

O que mais me preocupa não é a policia que age de forma violenta, mas sim a forma que tal violência assume, tentando explicar-me: não me preocupa que perante a escumalha em questão, daqueles que andam de arma na mão, a policia dispare sobre os mesmos como se de soldados numa guerra se tratassem, mas já me preocupa quando inocentes são apanhados, não por descuido, mas propositadamente na contenda - e ainda mais me preocupa que exista gente armada até á raiz dos cabelos a viver do tráfico de droga, droga essa que mata muitos mais milhares do que os referidos na noticia que citas. E preocupa-me muito mais os policias não violentos, mas que vendem as armas de que os bandidos disponhem e deixam passar as ilegalidades em branco em troco de algum dinheiro. E ainda mais me preocupa a gentinha com dinheiro que compra a droga aos traficantes. No meio dessa gentalha toda, os melhores ainda vão sendo os policias "violentos" e que, apesar de tudo, sempre tentam reprimir a escumalha...


De Liliana a 20 de Julho de 2008 às 21:54
Jorge,

"em primeiro lugar convém perceber quantas das 1330 pessoas eram inocentes - coisa que a noticia, se era dada nos mesmos termos em que citas"
Uma já é muito!

"Inclino-me mais para pensar que o principal problema está na justiça enquanto um todo (com a corrupção à mistura) e no clima de guerrilha urbana que se gerou. "
Não discordo.

"claro que parte da policia será violenta, agora não me venhas com tretas que é a violência policial que gera a violência da escumalha."
Não foi isso que eu quis dizer, mas sim que esta forma de actuar não tem resolvido o problema e que isso já custou vidas inocente.

Partilho as minhas preocupações contigo. Não sou defensora dos criminosos, dos traficantes, dos assassinos... Apenas discordo com certas formas de actuação que são violentas e que nem sequer estão a resolver a violência que tentam reprimir.

"Inclino-me mais para pensar que o principal problema está na justiça enquanto um todo (com a corrupção à mistura) e no clima de guerrilha urbana que se gerou."
Seria mais eficaz resolver as coisas através da justiça e combater a corrupção, do que andar ai aos tiros.


De Jorge A. a 20 de Julho de 2008 às 23:25
"Uma já é muito!"

Não disse o contrário. Mas morte de inocentes pela policia acontece no Brasil, em Portugal ou na Inglaterra (não com a mesma incidência, certamente, mas acontece...).

"mas sim que esta forma de actuar não tem resolvido o problema e que isso já custou vidas inocente."

É aqui que discordo. Eu acho que não há outra forma de reprimir os criminosos do que se não com uma politica de não tolerância que por vezes, e dadas as circunstâncias, poderá assumir mesmo contornos violentos. O que não consegues afirmar objectivamente é que tal politica não tem dado resultados - porque ao mesmo tempo que uns combatem a criminalidade, outros fomentam-na. Por isso quando dizes:

"Seria mais eficaz resolver as coisas através da justiça e combater a corrupção, do que andar ai aos tiros."

Eu digo que ambas são complementares. Não podes pensar que combates a criminalidade só com a justiça e o combate à corrupção, ou só com os policias que andam aos tiros. No brasil neste momento só há policias aos tiros, pelo que a criminalidade mantém-se, mas se tirares os policias aos tiros e só adoptares uma justiça séria e de combate à corrupção também nada resolves.


Comentar retalho

.Retalhos sobre mim


. retalho de perfil

. seguir perfil

. 12 seguidores

.pesquisar nos retalhos

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
13
14

16
17

22
24
25
26
27
28

29
30


.Show Time

.Últimos retalhos

. Dia Mundial do Livro

. Vermelho novela

. Mamãe eu quero!!

. Aguenta e não chora!!

. O que é que isto quer diz...

. Um Nojo!!!

. Podem rir!!

. Cascais RestaurantWeek

. Está a chegar...

. Quem faz 20 aninhos quem ...

.Mantas de retalhos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.tags

. todas as tags

.Melhores retalhos

. Vai um tango?

.links

.Visitas ao Retalhos

SAPO Blogs

.subscrever feeds