Quarta-feira, 25 de Junho de 2008

Facilitismo Matemático - Problemas Acrescidos

A questão da dificuldade ou facilitismo do exame nacional de Matemática tem sido um dos assuntos de discussão nos últimos tempos. Já debati esse assunto no blog do Henricartoon, onde foram surgindo pontos de vista diferentes e acabei por decidir trazer alguns argumentos para aqui.

 

Tal como pude ver nas notícias e de outras que li, alguns alunos concordaram que o exame deste ano foi bastante fácil, não oferecendo grandes problemas de raciocínio.

No ano passado ouviu-se falar mais ou menos no mesmo e, o que é certo, é que as médias dispararam com a subida das notas.

 

Para mim, e para muita gente, esta é mais uma daquelas formas à tuga de dar a volta às situações e mostrar resultados. Temos maus resultado a Matemática?! Ah! Mas deixamos já de ter!! E a consistência?! Nenhuma!

 

De facto acho que tem vindo a existir um facilitismo gradual. Tive aulas de Cálculo com um professor búlgaro, na faculdade, que deve ter apanhado uma desilusão, coitado! Estamos muito longe do pessoal de leste que consegue desenvolver raciocínios matemáticos, para lá do 2+2=4. Resposta da professora assistente às nossas crises existênciais: não temos essa capacidade porque há muito tempo que esse treino foi retitado dos programas escolares. A dificuldade crescente dos alunos que entram cada ano é notória.

 

Falaram-me também numa ausência de diálogo entre o ensino secundário e os níveis de ensino a baixo, para que exista uma coerência no que é leccionado entre todos. Concordo! No 5º ou 6º ano dão-nos uma máquina de cálcular para a mão. Passa a ser a nossa melhor amiga. Na faculdade não há máquina para ninguém! E depois: ai Jesus que não sei fazer contas de dividir! É um exemplo!

 

Aos vários problemas apontados na discussão, acrescentei ainda a mentalidade. A Matemática foi criada num bicho papão. Os putos entram para a escola já com medo dela. Já ouviram falar... E ganham resistência ou têm a desculpa de que é difícil.

 

E há ainda outro problema. A interpretação. Muitas vezes não sabemos é o que nos é pedido. E pelas explicações que já dei, tive a percepção disso.

 

Não será, de certeza, o marketing de bons resultados que vai fazer de nós melhores e mais competitivos. Tomem-se mas é medidas a sério!


publicado por Liliana às 21:36
link do retalho | comentar | adicionar aos melhores retalhos
|
4 comentários:
De conchinha a 28 de Junho de 2008 às 00:22
Sabes como é, não podemos ficar abaixo das médias europeias, então toca a fazer exames fáceis para o pessoal passar... E depois queixam-se que o país não anda para a frente... Enfim...

Bjs


De Liliana a 28 de Junho de 2008 às 00:28
Eu também queria que estivéssemos sempre a cima da média, nas coisas boas e de forma consistente. Só que a fazer as coisas à batota não vamos lá!
Beijokas


De Kelly Miyako a 29 de Junho de 2008 às 22:59
Concordo completamente! Infelizmente sou do clube do Ai Jesus que não sei fazer contas de dividir. Porquê? Quando estava na primária achei muito dificil, n treinei e só tive uma ou duas aulas de contas de dividir (não estou a dizer que a culpa é da professora)... Não é algo que me orgulhe...
Tudo de bom
Jokitas
Raquel


De Liliana a 30 de Junho de 2008 às 11:12
Eu com 10 anos fazia contas de dividir com parcelas enormes! Agora já tenho de pensar muito para as fazer à mão! É uma vergonha!


Comentar retalho

.Retalhos sobre mim


. retalho de perfil

. seguir perfil

. 12 seguidores

.pesquisar nos retalhos

 

.Abril 2012

Dom
Seg
Ter
Qua
Qui
Sex
Sab

1
2
3
4
5
6
7

8
9
12
13
14

16
17

22
24
25
26
27
28

29
30


.Show Time

.Últimos retalhos

. Dia Mundial do Livro

. Vermelho novela

. Mamãe eu quero!!

. Aguenta e não chora!!

. O que é que isto quer diz...

. Um Nojo!!!

. Podem rir!!

. Cascais RestaurantWeek

. Está a chegar...

. Quem faz 20 aninhos quem ...

.Mantas de retalhos

. Abril 2012

. Março 2012

. Fevereiro 2012

. Junho 2009

. Maio 2009

. Abril 2009

. Março 2009

. Fevereiro 2009

. Janeiro 2009

. Dezembro 2008

. Novembro 2008

. Outubro 2008

. Setembro 2008

. Agosto 2008

. Julho 2008

. Junho 2008

. Maio 2008

.tags

. todas as tags

.Melhores retalhos

. Vai um tango?

.links

.Visitas ao Retalhos

SAPO Blogs

.subscrever feeds